O trilho atravessa a paisagem da Serra de Monchique, com as suas rochas e vegetação únicas. Passamos ao lado da Fóia (902m) e de encostas cultivadas em socalcos.
A partir das 7h00 - Receção dos participantes - Junto ao Espaço Internet 37.318500, -8.554556
Antes de iniciar a primeira atividade no evento deverá dirigir-se ao secretariado, localizado no Espaço Jovem de Monchique, de forma a fazer o check-in no evento do evento.
Basta fazê-lo uma primeira vez. Nos dias seguintes não necessitará de voltar ao secretariado, podendo dirigir-se apenas para os pontos de encontro das atividades.
O trilho atravessa a paisagem da Serra de Monchique, com as suas rochas e vegetação únicas. Passamos ao lado da Fóia (902m) e de encostas cultivadas em socalcos.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância do ponto de encontro ao secretariado - 200m
Nesta caminhada será possível descobrir um lado pouco conhecido da Freguesia de Alferce. Desde a Altura da Choça até à Barragem de Odelouca, os participantes poderão contemplar uma paisagem serena, com muitas oportunidades para desfrutar da fauna e flora locais e conhecer a barragem.
- Calçado e roupa adequada para caminhada e para as condições metereológicas - Água - Snacks/Fruta
O ponto de encontro na paragem de autocarro em Alferce.
Rota do Carvalho de Monchique, com passagem pelas últimas manchas florestais desta espécie raríssima e em perigo de extinção. Contextualização da espécie, do seu habitat.
Calçado e roupa adequada à atividade e às condições meteorológicas. Devem levar garrafa de água e lanche.
Secretariado das caminhadas
Trilho circular de 10 km nos arredores de Monchique. Os bosques densos e frescos, os velhos moinhos, as árvores monumentais e a ribeira marcam o percurso, que inicia na vila.
Trazer roupa e calçado confortáveis, adequados à atividade.
Distância para o secretariado, aproximadamente 200m.
Percurso pedestre (aprox. 6 km) desenvolvido em torno das tradições locais, nomeadamente na produção do medronho e do mel. O trilho explora as diferentes fases destes recursos endógenos e convida os participantes a se envolverem no ambiente serrano. Além da realização da caminhada, a atividade incluirá uma explicação das características do mel monchiquense, do medronho e derivados, destacando-se a aguardente. A ação terminará com uma visita a uma destilaria tradicional e degustação de produtos locais.
Os participantes devem levar água, calçado confortável e apropriado, assim como bastões de caminhada. É recomendável o uso de chapéu e protetor solar ou casaco impermeável, de acordo com as condições atmosféricas da altura.
ER267 virar à esquerda, direção da placa com o nome Lameira até ao cruzamento com largo/portão.
Caminhada circular a começar praticamente no alto da Fóia que nos permite uma bonita vista mar, descendo e subindo a Serra de Monchique, entrando no meio do arvoredo num maravilhoso banho de floresta entre eucaliptos, sobreiros e castanheiros que nos abraçam e revitalizam o corpo e a mente.
Estacionar depois do Miradouro da Fonte Santa, a caminho da Foia MAPA: https://tinyurl.com/2p8hjs26
Percurso linear de 14km, que permite observar as famosas Fontes Santas, com deslumbrantes paisagens naturais. Uma oportunidade única de se conectar com a natureza.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Próximo do espelho de água do Alferce.
Caminhada Aljezur – Marmelete, com partida do parque de estacionamento da Rua da Cooperativa, em Aljezur e chegada ao centro de Marmelete, subindo junto à Ribeira da Cerca, num percurso de aproximadamente 18 km. O local de concentração será no secretariado dos Festival, às 8:00h. Seremos transportados de autocarro até ao local de início da caminhada.
Os participantes devem utilizar calçado adequado para caminhadas, bem como roupa adequada ao clima de inverno característico da Serra de Monchique. Devem levar água e comida para o caminho. Qualquer outra questão, deverão entrar em contacto com a Trekking4All, através do email trekking4all@gmail.com
O ponto de encontro será no Secretariado do Festival de Caminhadas de Monchique, às 8:00h
Caminhada temática pelas veredas da encosta norte da Foía, onde se pode visitar os antigos socalcos agrícolas, tanques e levadas de antigamente, os mesmos foram recuperadas no âmbito do Programa de Reordenamento e Gestão da Paisagem da Serra de Monchique. Podemos observar também espécies arbustivas pertencentes à floresta Laurissilva nomeadamente a Adelfeira (Rhododendron ponticum subp. baeticum), azevinho, castanheiros e o carvalho de Monchique. Podemos também observar a requalificação de duas propriedades do Município de Monchique, em foram plantados castanheiros e carvalhos de Monchique.
Calçado adequado a caminhadas, roupa confortável e adequada às condições atmosféricas, deve levar bebidas para se Hidratar.
Devem seguir pela estrada Nacional EN 266-3 até ao alto da Foía, reunião junto ao artesanato da Foía
Realização de um percurso por áreas florestais com observação de cogumelos silvestres e identificação de algumas espécies e da sua relação com os habitats em que se inserem.
Esta atividade decorre na natureza pelo que o participante deverá vir devidamente equipado para uma caminhada que inclui caminhos de terra batida e trilhos estreitos, enlameados, com inclinação, pedregosos ou embrenhados em vegetação arbustiva. Deverá usar calçado e vestuário resistente e confortável.
Fica próximo do centro de Monchique junto das piscinas municipais.
Caminhada pelos trilhos de Monchique com os nossos amigos de 4 patas. Será uma aventura inesquecível pelos deslumbrantes trilhos de Monchique, onde a natureza e amizade caminham lado a lado! É uma atividade para todas as idades, desde os mais novos aos mais experientes, e claro os nossos amigos de 4 patas. Durante a caminhada, vamos explorar a vila de Monchique, as paisagens e o ar puro da serra e desfrutar de momentos de convívio, alegria e partilha. Haverá paragens para um pouco de descanso e hidratação, e claro muitas oportunidades para tirar fotos com os nossos patudos!
Trazer calçado confortável, chapéu e água. A água dos patudos será fornecida.
Junto ao posto de turismo
A caminhada ao Castelo do Alferce é um percurso pedestre de cerca de 1,5 quilómetro, onde natureza e história se encontram. O trilho conduz por paisagens serenas até às ruínas imponentes, oferecendo diferentes perspetivas do castelo e revelando a sua imponência ao longo dos séculos. Ao atravessar o topo do sítio arqueológico, é possível descobrir vestígios de distintos momentos civilizacionais, testemunhos silenciosos de povos que ali viveram. Mais do que uma simples caminhada, é uma viagem no tempo, envolta no silêncio da serra e na beleza intemporal das suas pedras.
Traga roupa e calçado confortável
Percurso pedestre circular com início e fim no Povo de Baixo (aldeia de Alferce), que se desenvolve pelo barranco do Demo e pelo Cerro do Castelo de Alferce. O percurso inclui trilhos, aceiros e o famoso passadiço do barranco do Demo, explorando a beleza natural e a riqueza patrimonial deste território. Durante esta caminhada serão realizadas duas visitas guiadas, nomeadamente ao Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce e ao Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce.
Trazer calçado adequado, chapéu, casaco corta vento impermeável, água/sumo, fruta, barras energéticas ou similares. Em caso de previsão de chuva, recomenda-se a utilização de guarda-chuva.
O ponto de encontro será junto à entrada do Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce.
Percurso circular de 8,4 km em Marmelete. Um trilho que corre a paisagem serrana e a vila, sem esquecer a gastronomia (enchidos, mel e doces, aguardente de medronho).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado 17km
Percurso circular de 6,8 km que parte da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, com vistas até ao mar. Atravessa uma zona com adelfeiras, espécie endémica da serra de Monchique, e encostas em socalcos.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 8 km
Desde que andamos no mundo que beneficiamos da companhia das árvores, com elas trabalhamos, aprendemos o falar da natureza, nos refrescamos em dias quentes, a sua sombra assistiu a muita vida e conta muitas histórias. Monchique tem árvores extraordinárias, vamos procurá-las e celebrá-las, contando debaixo da sua copa. Esta caminhada acompanha parte da Rota das Árvores Monumentais. Caminhadas com Histórias são percursos que seguem rotas já traçadas no território, nele inscrevendo e contando histórias da literatura oral e escrita, estabelecendo diálogos com a paisagem e o mundo natural.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
A melhor companhia para fazer uma bela caminhada é um snack saudável, saboroso e energético. Neste workshop vão aprender algumas receitas de snacks para utilizarem na vossa próxima caminhada.
Junto ao secretariado do evento.
Percurso linear com cerca de 1 km, integrado na Rota Literária do Algarve, que procura levar os participantes a percorrer o complexo termal das Caldas de Monchique, através de um passeio cultural ao longo do qual se promove um novo olhar sobre os lugares e a história deste espaço, com base nas várias referências literárias ao local e a escritores que escreveram sobre as Caldas de Monchique. Este Itinerário é composto por seis pontos de paragem, nos quais se pretende fazer a leitura de textos literários, complementados por pequenos apontamentos históricos sobre cada local.
Apesar do percurso apresentar uma extensão muito reduzida, recomenda-se o uso de calçado confortável e impermeável, bem como de protetor solar. É recomendado também trazer água.
Conversa interativa sobre plantas e seus usos comestíveis e medicinais. Usos tradicionais e etnobotânicos. Workshop e apresentação de coleção de livros “Paisagens comestíveis” “Ervas que se Comem”, “Flores que se Comem” “Árvores que se Comem”e "Agenda 2026 “Jardins Terapêuticos”. Vamos cheirar, provar e tocar algumas ervas espontâneas comestíveis e medicinais.
Uma prática de relaxamento conduzido. Após uma breve introdução, a pessoa permanece deitada durante cerca de 35 minutos, num tapete de yoga, coberta com uma manta, de olhos fechados, desperta e consciente, escutando as palavras da instrutora, que a conduz numa técnica de relaxamento profundo, restabelecendo o equilíbrio e o bem-estar e promovendo um estado meditativo. Prática adequada a todos, a partir dos 13 anos.
Trazer roupa quente, confortável e folgada. Vir de estômago vazio (pelo menos 1.30h-2h depois da última refeição).
Trilho circular de 19,5 km, partindo das Caldas de Monchique. Um mergulho na paisagem fresca e verdejante da serra, com passagem perto do alto da Picota.
Trazer calçado e roupa confortável, adequado à prática da aividade.
Distância em relação ao secretariado - 6 Km
Percurso pedestre circular com início e fim nas Caldas de Monchique, que se desenvolve pelas encostas arborizadas e pelos cerros sobranceiros ao “barranco sagrado”, onde se localizam as afamadas termas. O itinerário aproveita alguns troços lajeados que, outrora, efetuavam a ligação entre a zona das Caldas e a povoação de Monchique, através do barranco do Lageado, área onde subsistem alguns monumentos sepulcrais que remontam à Pré-história Recente.
Trazer calçado adequado, chapéu, casaco corta vento impermeável, água/sumo, fruta, barras energéticas ou similares. Em caso de previsão de chuva, recomenda-se a utilização de guarda-chuva.
Parque de estacionamento contíguo ao Hotel Central das Caldas de Monchique
Caminhada Marmelete - Monchique, com partida da Aldeia de Marmelete, subindo à Foia, descendo até Monchique, numa distância de 13,5 km.
É fundamental levar água que garanta ótima hidratação em todo o percurso. Levar comida para repor energia ao longo da caminhada. Os participantes devem utilizar calçado adequado para caminhadas na natureza, bem como roupa adequada para a época. Não esquecer que estaremos a caminhar em ambiente de serra no Inverno. Dependendo das condições atmosféricas, poderá ser necessário o uso de impermeável, gorro e luvas. É aconselhável o uso de bastões de caminhada.
Com pernoita: Marmelete, em local a anunciar. Sem pernoita: Monchique, secretariado do Festival.
Este percurso recupera a viagem feita outrora pelas pessoas que se deslocavam entre Monchique e Alferce. Atravessa uma paisagem de socalcos, que permitiram o cultivo das encostas íngremes.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Passagem por ribeiras com água ao nível do joelho.
Distância em relação ao secretariado +/- 200 m
Caminhada circular de 12 km caminhando pela Serra que nos irá conduzir entre castanheiros, eucaliptos e toda uma vegetação que nos envolve.
DEVE LEVAR . Roupa confortável para caminhada e adequada às condições meteorológicas . Ténis de caminhada com boa aderência . Bastão (opcional) . Protetor solar . Chapéu/boné . Água . Lanche
Parque de estacionamento do Restaurante Teresinha, a caminho da estrada principal para a Foia
Percurso circular de 17 km. Partindo da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, o trilho passa por cascatas, bosques e exemplares da flora única da serra de Monchique.
Opção: Realizar o percurso pequeno (7.8 km) ou longo (17 km).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 8 km
Caminhada com visita aos principais produtores dos produtos tradicionais, onde se inclui os enchidos, a doçaria, o medronho e o artesanato. No final existirá degustação dos produtos tradicionais.
Recomendamos a utilização de roupa e calçado confortável e adequado às condições meteorológicas.
Secretariado das Caminhadas
As Caldas de Monchique constituem um espaço de grande riqueza natural, onde a diversidade vegetal assume um papel de destaque no equilíbrio dos ecossistemas locais. Nesta saída de campo, os participantes terão a oportunidade de observar a flora característica deste local, descobrindo diferentes espécies e conhecendo melhor as suas adaptações e importância ecológica.
Ao longo do percurso, serão abordados temas relacionados com a vegetação autóctone, a sua relação com o meio envolvente, a problemática das plantas invasoras e o contributo das plantas para a preservação do património natural. Trata-se de uma atividade enriquecedora, que alia a descoberta científica ao contacto direto com a natureza, promovendo a valorização e sensibilização ambiental.
Trazer calçado confortável, água e agasalho caso necessário. Se estiver a chover trazer capa de chuva
No parque de estacionamento à direita no Centro das Caldas de Monchique
Caminhada pelos trilhos de Monchique com os nossos amigos de 4 patas. Será uma aventura inesquecível pelos deslumbrantes trilhos de Monchique, onde a natureza e amizade caminham lado a lado! É uma atividade para todas as idades, desde os mais novos aos mais experientes, e claro os nossos amigos de 4 patas. Durante a caminhada, vamos explorar a vila de Monchique, as paisagens e o ar puro da serra e desfrutar de momentos de convívio, alegria e partilha. Haverá paragens para um pouco de descanso e hidratação, e claro muitas oportunidades para tirar fotos com os nossos patudos!
Trazer calçado confortável, chapéu e água.
Junto ao posto de turismo
Siga a água que move o moinho, numa aventura cheia de segredos e memórias! Nesta atividade para famílias, seguimos o percurso da água no tradicional Moinho do Poucochinho, explorando as suas histórias e lendas. Vamos ver de perto o funcionamento do moinho, aprender como a força da água transforma o milho e mergulhar nas memórias vivas deste marco histórico do Barranco dos Pisões. Uma aventura intemporal para todas as idades!
Traga roupa e calçado confortável
Passeio Micológico para observação de cogumelos e para aprender mais sobre o seu modo de vida e papel ecológico. O papel dos fungos na sustentabilidade da floresta e do nosso planeta. Serviços e usos menos conhecidos dos fungos produtores de cogumelos.
Levar roupa e calçado confortável, guarda-chuva, chapéu, cesto com aberturas, água e snack.
Ponto de encontro: Secretariado Festival de Caminhadas Lat: 37.31887 / Lon: -8.555037
Caminhada botânica de reconhecimento de plantas medicinais e ervas espontâneas, flores e árvores comestíveis. Aula andante.
Calçado e roupa confortável, água, chapéu, impermeável
Secretariado do festival
Percurso pedestre circular com início e término no Largo dos Chorões, que inclui algumas breves paragens destinadas à observação de determinados elementos patrimoniais. Este itinerário desenvolve-se por caminhos antigos associados à povoação de Monchique, tanto no seu núcleo urbano como nos seus arredores. O percurso serpenteia pelas sinuosas e pitorescas ruas da povoação, observando-se alguns elementos arquitetónicos característicos desta região serrana.
Trazer calçado adequado, chapéu, casaco corta vento impermeável, água/sumo, fruta, barras energéticas ou similares. Em caso de previsão de chuva, recomenda-se a utilização de guarda-chuva.
Espaço público imediatamente a sul do Velochique.
Um trilho florestal com sobreiros, pinheiros, castanheiros e carvalhos espalhados pelas encostas. Passará perto da Picota, o segundo ponto mais alto do Algarve.
Trazer calçado e roupa adequadas à prática de caminhada.
Distância em relação ao secretariado - 8Km
Acompanhando o som das águas andaremos pelos caminhos dos moinhos, ouviremos histórias da água, dos bichos, dos moleiros e dos bosques, habitantes na fantasia que acompanha a vida dos homens e mulheres da serra. Caminhadas com Histórias são percursos que seguem rotas já traçadas no território, nele inscrevendo e contando histórias da literatura oral e escrita, estabelecendo diálogos com a paisagem e o mundo natural.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
A melhor companhia para fazer uma bela caminhada é um snack saudável, saboroso e energético. Neste workshop vão aprender algumas receitas de snacks para utilizarem na vossa próxima caminhada.
Junto ao secretariado do evento.
Esta atividade convida os participantes mais novos a caminhar e observar para descobrir a biodiversidade presente no espaço envolvente. Através de um percurso guiado e de pequenas explorações, será possível identificar diferentes espécies vegetais e animais, compreender as suas características e refletir sobre a importância da preservação dos ecossistemas. Esta iniciativa pretende estimular a curiosidade científica, promover a aprendizagem em contexto natural e valorizar a diversidade biológica que se encontra, muitas vezes, nos locais mais próximos de nós. Uma experiência divertida e educativa que desperta a curiosidade e o olhar atento para o mundo natural que nos rodeia.
Se estiver a chover trazer galochas e capa da chuva
Na sala da Junta de Freguesia
Exercícios de respiração e meditação. Prática adequada a todos, a partir dos 13 anos.
Trazer roupa quente, confortável e folgada. Vir de estômago vazio (pelo menos 1.30h-2h depois da última refeição).
O Centro Ciência Viva de Lagos vai estar a olhar para o céu no Festival de caminhadas de Monchique. Na noite de 30 de novembro junte-se a nós, no miradouro de Monchique, para conhecer a história de algumas constelações e através de binóculos e telescópio observar algumas estrelas duplas, enxames estelares como as Pleiades, conhecido como as 7 irmãs, a Lua, Saturno, a nossa vizinha galáxia Andrómeda e a nebulosa de Orion, onde são atualmente produzidas estrelas.
Trazer agasalho para a noite
Percurso pedestre circular com início e fim no parque de estacionamento do Cerro do Castelo de Alferce. O itinerário desenvolve-se em torno desta emblemática elevação, que encerra vestígios arqueológicos de distintos momentos civilizacionais, atravessando também o seu topo – coroado pelo castelo de Alferce. O percurso proporciona a observação do notável Cerro do Castelo de Alferce a partir de diferentes perspetivas, evidenciando a sua inexpugnabilidade.
Trazer calçado adequado, chapéu, casaco corta vento impermeável, água/sumo, fruta, barras energéticas ou similares. Em caso de previsão de chuva, recomenda-se a utilização de guarda-chuva.
Parque de estacionamento do Castelo de Alferce, aproximadamente 2 km a sul da aldeia de Alferce.
Mais do que uma simples caminhada... propomos um percurso temático à volta da geodiversidade da Serra de Monchique, onde a interpretação das rochas e paisagens nos permite realizar uma viagem no tempo de 350 milhões de anos. No percurso, será possível pisar o fundo de um antigo oceano, tocar em rochas que testemunham a formação de uma cadeia montanhosa, e explorar as histórias das rochas da Serra de Monchique, as quais são responsáveis pelas propriedades únicas das águas de Monchique.
Roupa e calçado confortáveis e adequados para caminhada e às condições meteorológicas; proteção solar (se aplicável); água; pequeno lanche. Se costumar usar bastão de caminhada, vai ajudar.
Ponto de encontro: 8h55, Rua de Caldas de Monchique, no largo frente ao Alkaline Bar.
Com partida da Foia e chegada ao mesmo local, descendo pela encosta Oeste da Serra, encontrado lugares que permitem observar as lindíssimas paisagens em redor, num percurso de aproximadamente 11 km.
Os participantes devem utilizar calçado adequado para caminhadas, bem como roupa adequada ao clima de inverno característico da Serra de Monchique. Devem levar água e comida para o caminho. Qualquer outra questão, deverão entrar em contacto com a Trekking4All, através do email trekking4all@gmail.com
Parque de estacionamento da Foia
Percurso linear de 14km, que permite observar as famosas Fontes Santas, com deslumbrantes paisagens naturais. Uma oportunidade única de se conectar com a natureza.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Próximo do espelho de água do Alferce.
Surpreenda-se com as imponentes árvores que encontrará ao longo dos 3 trilhos desta Rota. Delicie-se com as histórias e curiosidades que envolvem cada uma delas.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 200m
Caminhada circular de 12 km que nos permite percorrer belos trilhos no meio da Natureza até atingir o topo da Picota e suas maravilhosas vistas, o segundo ponto mais alto do Algarve a 774 metros de altitude, e respetivo regresso por outros trilhos até ao ponto de partida. Composto por algumas subidas e descidas mais acentuadas e piso irregular mas no meio da Natureza como tanto gostamos.
DEVE LEVAR . Roupa confortável para caminhada e adequada às condições meteorológicas . Ténis de caminhada com boa aderência. . Bastão (recomendado) . Protetor solar . Chapéu/boné . Água . Lanche
Estacionamento no centro nas Caldas de Monchique MAPA: https://tinyurl.com/mr43z92p
Este percurso começa na aldeia de Alferce, passando por vales com densos bosques ribeirinhos, riachos, campos agrícolas e uma calçada medieval. De seguida, a paisagem tem vistas soberbas dos cumes, em contraste com os vales verdes e marcados. Deste trilho, poderá chegar-se às ruínas do castelo islâmico de Alferce (ainda que o acesso apresente um grau elevado de dificuldade).
Opcão: Realizar o percurso pequeno (7,8 km) ou o percurso longo (13 km) e Passadiço do Barranco do Demo (ida e volta 2 km).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Distância em relação ao secretariado - 9 Km
Acompanhando o som das águas andaremos pelos caminhos dos moinhos, ouviremos histórias da água, dos bichos, dos moleiros e dos bosques, habitantes na fantasia que acompanha a vida dos homens e mulheres da serra. Caminhadas com Histórias são percursos que seguem rotas já traçadas no território, nele inscrevendo e contando histórias da literatura oral e escrita, estabelecendo diálogos com a paisagem e o mundo natural.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
Caminhada pelos trilhos de Monchique com os nossos amigos de 4 patas. Será uma aventura inesquecível pelos deslumbrantes trilhos de Monchique, onde a natureza e amizade caminham lado a lado! É uma atividade para todas as idades, desde os mais novos aos mais experientes, e claro os nossos amigos de 4 patas. Durante a caminhada, vamos explorar a vila de Monchique, as paisagens e o ar puro da serra e desfrutar de momentos de convívio, alegria e partilha. Haverá paragens para um pouco de descanso e hidratação, e claro muitas oportunidades para tirar fotos com os nossos patudos!
Trazer calçado confortável, chapéu e água. A água dos patudos será fornecida.
Junto ao posto de turismo
Neste passeio poderemos descobrir algumas maravilhas do mundo da micologia. Vamos desfrutar da natureza pura de Monchique com os nossos sentidos a apontar para estes lindos e misteriosos "frutos" da floresta: os cogumelos silvestres. Vamos caminhando, apreciando e identificando os cogumelos que encontrarmos neste nosso trilho em busca da micologia das florestas portuguesas.
Os participantes devem levar calçado e roupa confortável e adequados às condições meteorológicas. Devem levar cesto de vime e guia de campo, se tiverem. Este percurso será adequado a famílias, mas as crianças devem estar sob a supervisão e responsabilidade de um adulto.
Junto ao secretariado do evento
Este percurso circular de 8,4 km começa e termina na aldeia de Marmelete. Percorre a paisagem serrana por entre pequenas hortas e florestas com belos exemplares de sobreiro. Subimos até ao Miradouro dos Picos, onde paramos para desfrutar da vista panorâmica sobre o litoral.
Os participantes deverão trazer água (pelo menos 1 L) e alguma comida, botas de caminhada ou ténis apropriados para caminhar em terreno pedregoso ou escorregadio, impermeável e bastões (facultativo).
Olá a todos!
Chegámos ao fim de mais uma etapa! É com grande entusiasmo que o(a) convidamos para a sessão de encerramento do Festival de Caminhadas de Monchique!
Esta sessão será a altura de rever todos os momentos vividos, agradecer a todos os envolvidos, celebrar o sucesso do nosso trabalho conjunto e, claro, brindarmos às nossas conquistas!
Apareçam! Contamos com todos vocês!
O quê?
- Sessão de encerramento com momento musical
ALGIBRE - duo de músicos:
Helena Madeira voz, harpa
Luís Lourenço: alaúde, adufe e clarinete
- Iguarias e cocktails à base de medronho
Onde?
Secretariado do Festival (zona exterior do Espaço Jovem)
Quando?
15h00
Como?
Com entusiasmo e boa disposição!
Porquê?
Porque vocês são os melhores participantes do mundo!