O trilho atravessa a paisagem da Serra de Monchique, com as suas rochas e vegetação únicas. Passamos ao lado da Fóia (902m) e de encostas cultivadas em socalcos.
A partir das 8h00 - Receção dos participantes - Junto ao Espaço Internet 37.318500, -8.554556
Antes de iniciar a primeira atividade no evento deverá dirigir-se ao secretariado, localizado no Espaço Jovem de Monchique, de forma a fazer o check-in no evento do evento.
Basta fazê-lo uma primeira vez. Nos dias seguintes não necessitará de voltar ao secretariado, podendo dirigir-se apenas para os pontos de encontro das atividades.
O trilho atravessa a paisagem da Serra de Monchique, com as suas rochas e vegetação únicas. Passamos ao lado da Fóia (902m) e de encostas cultivadas em socalcos.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância do ponto de encontro ao secretariado - 200m
Percurso pedestre circular com início e fim no parque de estacionamento do Cerro do Castelo de Alferce. O itinerário desenvolve-se em torno desta emblemática elevação, que encerra vestígios arqueológicos de distintos momentos civilizacionais, atravessando também o seu topo – coroado pelo castelo de Alferce. O percurso proporciona a observação do notável Cerro do Castelo de Alferce a partir de diferentes perspetivas, evidenciando a sua inexpugnabilidade.
Trazer calçado confortável e adequado para caminhadas na Natureza. Trazer chapéu, protetor solar, impermeável, água e comida (por exemplo, fruta e barras energéticas).
Parque de estacionamento do Cerro do Castelo de Alferce (existe sinalização rodoviária)
Passeio sénior para os Alunos da Academia Sénior de Monchique
Trilho circular de 10,3 km nos arredores de Monchique. Os bosques densos e frescos, os velhos moinhos, as árvores monumentais e a ribeira marcam o percurso, que inicia na vila.
Trazer roupa e calçado confortáveis, adequados à atividade.
Distância para o secretariado, aproximadamente 200m.
Este percurso começa na aldeia de Alferce, passando por vales com densos bosques ribeirinhos, riachos, campos agrícolas e uma calçada medieval. De seguida, a paisagem tem vistas soberbas dos cumes, em contraste com os vales verdes e marcados. Deste trilho, poderá chegar-se às ruínas do castelo islâmico de Alferce (ainda que o acesso apresente um grau elevado de dificuldade).
Opcão: Realizar o percurso pequeno (7 km) ou o percurso longo (13 km) e Passadiço do Barranco do Demo (ida e volta 2 km).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Distância em relação ao secretariado - 9 Km
Caminhada circular de 12 km que nos permite percorrer belos trilhos no meio da Natureza até atingir o topo da Picota e suas maravilhosas vistas, o segundo ponto mais alto do Algarve a 774 metros de altitude, e respetivo regresso por outros trilhos até ao ponto de partida. Composto por algumas subidas e descidas mais acentuadas e piso irregular mas no meio da Natureza como tanto gostamos.
DEVE LEVAR . Roupa confortável para caminhada e adequada às condições meteorológicas . Ténis de caminhada com boa aderência. . Bastão (recomendado) . Protetor solar . Chapéu/boné . Água . Lanche
Estacionamento no centro nas Caldas de Monchique MAPA: https://tinyurl.com/mr43z92p
Com partida da na zona de terra batida próximo da "Madrinha" e chegada ao mesmo local, descendo pela encosta Oeste da Serra, encontrado lugares que permitem observar as lindíssimas paisagens em redor, num percurso de aproximadamente 9 km. No regresso ao ponto de partida, iremos parar num restaurante local para uma pequena experiência gastronómica. Esta paragem é obrigatória para os participantes na caminhada. Quem não quiser almoçar no restaurante, terá que levar comida a contar com a pausa.
Por uma questão de segurança, pedimos aos participantes que tenham o máximo de atenção ao equipamento a utilizar (calçado e roupa adequada, levar água e alguma comida). Devem observar as regras de comportamento que lhes forem transmitidas pelos guias durante o desenvolvimento da atividade.
Estrada da Foia, sentido ascendente, zona de terra batida (895V+M27 Monchique)
Percurso circular de 6,8 km que parte da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, com vistas até ao mar. Atravessa uma zona com adelfeiras, espécie endémica da serra de Monchique, e encostas em socalcos.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 8 km
Percurso circular de 8,4 km em Marmelete. Um trilho que corre a paisagem serrana e a vila, sem esquecer a gastronomia (enchidos, mel e doces, aguardente de medronho).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado 17km
Desde que andamos no mundo que beneficiamos da companhia das árvores, com elas trabalhamos, aprendemos o falar da natureza, nos refrescamos em dias quentes, a sua sombra assistiu a muita vida e conta muitas histórias. Monchique tem árvores extraordinárias, vamos procurá-las e celebrá-las, contando debaixo da sua copa. Esta caminhada acompanha parte da Rota das Árvores Monumentais.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
Percurso linear com cerca de 1 km, integrado na Rota Literária do Algarve, que procura levar os participantes a percorrer o complexo termal das Caldas de Monchique, através de um passeio cultural ao longo do qual se promove um novo olhar sobre os lugares e a história deste espaço, com base nas várias referências literárias ao local e a escritores que escreveram sobre as Caldas de Monchique. Este Itinerário é composto por seis pontos de paragem, nos quais se pretende fazer a leitura de textos literários, complementados por pequenos apontamentos históricos sobre cada local.
Apesar do percurso apresentar uma extensão muito reduzida, recomenda-se o uso de calçado confortável e impermeável, bem como de protetor solar. É recomendado também trazer água.
Não há nada que combine melhor com uma caminhada do que um petisco saudável e nutritivo. Ao longo deste workshop vai aprender receitas deliciosas, saudáveis e energéticas para levar nas suas caminhadas.
Perto do espaço internet.
Junte-se ao Centro Ciência Viva de Lagos no Miradouro de Monchique para observar o céu noturno. Teremos a oportunidade de conhecer algumas constelações, observar as Plêiades, um enxame estelar aberto conhecido como as sete irmãs, observável a olho nu, mas que ganha outra beleza quando visto ao telescópio, a Andrômeda, uma galáxia semelhante à nossa, a nebulosa de Orion e ainda os planetas gasosos gigantes Saturno e Júpiter.
Trazer agasalhos
Trilho circular de 18 km, partindo das Caldas de Monchique. Um mergulho na paisagem fresca e verdejante da serra, com passagem perto do alto da Picota.
Trazer calçado e roupa confortável, adequado à prática da aividade.
Distância em relação ao secretariado - 6 Km
Percurso pedestre circular com início e fim no Povo de Baixo (aldeia de Alferce), que se desenvolve pelo barranco do Demo e pelo Cerro do Castelo de Alferce. O percurso inclui trilhos, aceiros e o famoso passadiço do barranco do Demo, explorando a beleza natural e a riqueza patrimonial deste território. Durante esta caminhada serão realizadas duas visitas guiadas, nomeadamente ao Sítio Arqueológico do Cerro do Castelo de Alferce e ao Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce.
Trazer calçado confortável e adequado para caminhadas na Natureza. Trazer chapéu, protetor solar, impermeável, água e comida (por exemplo, fruta e barras energéticas).
Centro Interpretativo do Cerro do Castelo de Alferce, próximo ao parque de autocaravanas.
Nesta caminhada será possível descobrir um lado pouco conhecido da Freguesia de Alferce. Desde a Altura da Choça até à Barragem de Odelouca, os participantes poderão contemplar uma paisagem serena, com muitas oportunidades para desfrutar da fauna e flora locais e conhecer a barragem.
- Calçado e roupa adequada para caminhada e para as condições meteorológicas - Água - Snacks/Fruta
O ponto de encontro na paragem de autocarro.
Percurso circular com inicio e fim na Vila de Monchique e passagem pelos espaços rurais característicos de Monchique.
Vestuário e calçado adequado á atividade. Água
Espaço Jovem de Monchique
Este percurso recupera a viagem feita outrora pelas pessoas que se deslocavam entre Monchique e Alferce. Atravessa uma paisagem de socalcos, que permitiram o cultivo das encostas íngremes.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Passagem por ribeiras com água ao nível do joelho.
Distância em relação ao secretariado +/- 200 m
Percurso circular de 17 km. Partindo da Fóia, o ponto mais alto do Algarve, o trilho passa por cascatas, bosques e exemplares da flora única da serra de Monchique.
Opção: Realizar o percurso pequeno (7.8 km) ou longo (17 km).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 8 km
Caminhada circular de 12 km caminhando pela Serra que nos irá conduzir entre castanheiros, eucaliptos e toda uma vegetação que nos envolve.
DEVE LEVAR . Roupa confortável para caminhada e adequada às condições meteorológicas . Ténis de caminhada com boa aderência . Bastão (opcional) . Protetor solar . Chapéu/boné . Água . Lanche
Parque de estacionamento do Restaurante Teresinha, a caminho da estrada principal para a Foia
Caminhada “The Ultimate Challenge” - Alferce – Monchique - Marmelete, com partida da Aldeia de Alferce, subindo à Picota, descendo até Monchique, subindo à Foia e dali até Marmelete, num percurso de aproximadamente 27 km.
Por uma questão de segurança, pedimos aos participantes que tenham o máximo de atenção ao equipamento a utilizar. Deverão levar calçado e roupa adequado para caminhadas na natureza, tendo atenção a que a atividade se realiza em pleno inverno e na serra. De acordo com as condições atmosféricas, aconselhamos o uso de impermeável, luvas e gorro. A utilização de bastões de caminhada é aconselhável. É indispensável levar água para um dia e alguma comida. Devem observar as regras de comportamento que lhes forem transmitidas pelos guias durante o desenvolvimento da atividade.
Secretariado do Festival de Caminhadas de Monchique, às 9:00h.
Atividade dedicada aos nossos amigos de 4 patas promovendo o bem-estar animal num convívio e atividade física saudável, tirando partido da beleza natural do concelho de Monchique.
Para os donos : Têm de apresentar o boletim sanitário do cão em dia. Se participarem com cães de raças potencialmente perigosas têm de ter mais de 16 anos, caso contrário devem ser acompanhados pelo responsável. Levar roupa e calçado confortável. Para os cães: Têm de estar habituados a pessoas e a outros animais; estar acompanhados pelos donos/tutores; ter microchip e vacina da raiva atual e licença da Junta de Freguesia da sua área de residência; levar açaime se forem de raças potencialmente perigosas; ser guiados por trela durante todo o percurso; não são permitidas fêmeas com o cio.
O dono será responsável por todos os actos do seu cão.
Junto ao Snack-bar Descansa Pernas. Estacionamento gratuito disponível.
Um passeio por áreas florestais em busca das diversas espécies de cogumelos que ai crescem. Identificação dos cogumelos silvestres e dos habitats e flora a que estão associados. Atividade a decorrer no sábado de manhã, dia 30/11/2024.
Os participantes devem equipar-se devidamente com roupas e calçado adequado a atividades de campo (botas e calças resistentes). Devido à época do ano em que se realizará esta atividade deverá contar-se com a possibilidade de chuva ou presença de humidade e vegetação molhada.
Edifício da Junta de Freguesia de Monchique, local associado à logística do evento.
Nesta pequena caminhada saberá a razão de Monchique ser considerada uma “ilha” geológica e climática em pleno Algarve. Impar no contexto da Biodiversidade e da Geodiversidade, é um ecossistema único a sul de Portugal. A Serra de Monchique possui espécies botânicas raras e endémicas que se podem observar ao longo do percurso. Vamos contar esta e outras histórias deste local místico.
Corpo é casa. “IRRADIAR” é um workshop de expressão de corpo e voz que junta em um só lugar a dança intuitiva, a música, a voz, os movimentos corporais, a percepção do espaço e as interações com o mundo, em uma dinâmica leve, alegre, criativa e de muita reconexão. É uma experiência diferente, profunda e sensorial, um caminho de auto-descoberta para liberar a tua expressão, a tua voz, o teu som, a tua força criativa e re-habitar o teu corpo. Tudo já está lá, é simplesmente uma questão de se permitir viver a poesia no corpo. O "IRRADIAR" é um despertador de possibilidades futuras.
Trazer roupas confortáveis para as atividades de movimentos corporais e garrafas d'água.
Espaço Jovem de Monchique
Este percurso circular de 8,4 km começa e termina na aldeia de Marmelete. Percorre a paisagem serrana por entre pequenas hortas e florestas com belos exemplares de sobreiro. Subimos até ao Miradouro dos Picos, onde paramos para desfrutar da vista panorâmica sobre o litoral.
Os participantes deverão trazer água (pelo menos 1 L) e alguma comida, botas de caminhada ou ténis apropriados para caminhar em terreno pedregoso ou escorregadio, impermeável e bastões (facultativo).
Este percurso de 7,8 km começa na aldeia de Alferce, passando por vales com densos bosques ribeirinhos, riachos, campos agrícolas e uma calçada medieval.
Trazer calçado e roupa confortável adequado à prática da atividade.
Opção: Passadiço Barranco do Demo (ida e volta + 2 km )
Distância em relação ao secretariado - 9Km
Percurso pedestre circular com início e término no Largo dos Chorões, que inclui algumas breves paragens destinadas à observação de determinados elementos patrimoniais. Este itinerário desenvolve-se por caminhos antigos associados à povoação de Monchique, tanto no seu núcleo urbano como nos seus arredores. O percurso serpenteia pelas sinuosas e pitorescas ruas da povoação, observando-se alguns elementos arquitetónicos característicos desta região serrana.
Trazer calçado confortável e adequado para caminhadas na Natureza. Trazer chapéu, protetor solar, impermeável, água e comida (por exemplo, fruta e barras energéticas).
Largo dos Chorões, em frente ao Velochique.
Caminhada pensada para quem tem vontade de se iniciar na escuta e observação de aves e, ao mesmo tempo, de se aventurar nos diálogos que o mundo imaginário da literatura - oral e escrita, antiga e contemporânea- estabelecem com o mundo natural. Este é um caminho que fazemos com tranquilidade e silêncio, em pequeno grupo, para melhor podermos estar na natureza, respeitando-a e dando-lhe o espaço e o tempo para que se faça ouvir.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
Primeiro largo à direita, cerca de 200 metros após passar o restaurante Retiro da Bola.
Passeio de literacia ecológica, identificação e reconhecimento de plantas, árvores e arbustos medicinais e ervas silvestres e flores comestíveis. Reconhecer espécies locais, autóctones, exóticas e introduzidas.
Calçado e roupa adequado à época. Trazer caderno de notas e fita-cola, para a possível construção de um herbário.
Ponto de referência - Junta de Freguesia de Monchique
Não há nada que combine melhor com uma caminhada do que um petisco saudável e nutritivo. Ao longo deste workshop vai aprender receitas deliciosas, saudáveis e energéticas para levar nas suas caminhadas.
Perto do espaço internet.
Uma prática de relaxamento conduzido. Após uma breve introdução, o praticante permanece deitado durante cerca de 35 minutos, num tapete de yoga, coberto com uma manta, de olhos fechados, numa postura confortável e relaxada, observando a respiração e escutando as palavras da instrutora, que o conduz numa técnica de relaxamento profundo, sendo que, na prática de Yoga Nidra, a pessoa permanece desperta e consciente, restabelecendo o equilíbrio e o bem-estar e promovendo um estado meditativo.
Trazer roupa quente, confortável e folgada. Vir de estômago vazio (pelo menos 1.30h-2h depois da última refeição). Se possível, trazer tapete de yoga e manta e uma pequena almofada para a cabeça, caso necessite.
Percurso pedestre circular com início e fim nas Caldas de Monchique, que se desenvolve pelas encostas arborizadas e pelos cerros sobranceiros ao “barranco sagrado”, onde se localizam as afamadas termas. O itinerário aproveita alguns troços lajeados que, outrora, efetuavam a ligação entre a zona das Caldas e a povoação de Monchique, através do barranco do Lageado, área onde subsistem alguns monumentos sepulcrais que remontam à Pré-história Recente.
Trazer calçado confortável e adequado para caminhadas na Natureza. Trazer chapéu, protetor solar, impermeável, água e comida (por exemplo, fruta e barras energéticas).
Parque de estacionamento das Caldas de Monchique, nas proximidades do Hotel Central.
Percurso circular com inicio e fim na Vila de Monchique e passagem pelos espaços rurais característicos de Monchique.
Vestuário e calçado adequado á atividade. Água
Espaço Jovem de Monchique
Mais do que uma simples caminhada... propomos um percurso temático à volta da geodiversidade da Serra de Monchique, onde a interpretação das rochas e paisagens nos permite realizar uma viagem no tempo de 350 milhões de anos. No percurso, será possível pisar o fundo de um antigo oceano, tocar em rochas que testemunham a formação de uma cadeia montanhosa, e explorar as histórias das rochas da Serra de Monchique, as quais são responsáveis pelas propriedade únicas das águas de Monchique.
Roupa e calçado confortáveis e adequados para caminhada e às condições meteorológicas; proteção solar (se aplicável); água; pequeno lanche.
Encontro às 8h55, na Rua de Caldas de Monchique frente ao Alkaline Bar.
Surpreenda-se com as imponentes árvores que encontrará ao longo dos 3 trilhos desta Rota. Delicie-se com as histórias e curiosidades que envolvem cada uma delas.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade.
Distância em relação ao secretariado - 200m
Caminhada circular a começar praticamente no alto da Fóia que nos permite uma bonita vista mar, descendo e subindo a Serra de Monchique, entrando no meio do arvoredo num maravilhoso banho de floresta entre eucaliptos, sobreiros e castanheiros que nos abraçam e revitalizam o corpo e a mente.
Estacionar depois do Miradouro da Fonte Santa, a caminho da Foia MAPA: https://tinyurl.com/2p8hjs26
Percurso linear de 14km, que permite observar as famosas Fontes Santas, com deslumbrantes paisagens naturais. Uma oportunidade única de se conectar com a natureza.
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Próximo do espelho de água do Alferce.
Este percurso começa na aldeia de Alferce, passando por vales com densos bosques ribeirinhos, riachos, campos agrícolas e uma calçada medieval. De seguida, a paisagem tem vistas soberbas dos cumes, em contraste com os vales verdes e marcados. Deste trilho, poderá chegar-se às ruínas do castelo islâmico de Alferce (ainda que o acesso apresente um grau elevado de dificuldade).
Opcão: Realizar o percurso pequeno (7 km) ou o percurso longo (13 km) e Passadiço do Barranco do Demo (ida e volta 2 km).
Trazer calçado e roupa confortável, adequada à prática da atividade. Alertamos para a passagem por várias ribeiras com água ao nível do joelho.
Distância em relação ao secretariado - 9 Km
Propomos uma experiência imersiva na natureza, com várias propostas ao longo do percurso para desenvolver a atenção plena através dos sentidos. Meditamos em movimento caminhando em silêncio para que toda a nossa atenção esteja focada na observação e consciência do momento presente. Esta viagem dos sentidos, neste “mindful walking”, convida a desligar o piloto automático e ganhar maior consciência sobre nós e o ambiente ao redor. O caminho faz-se lento pois a forma como vivenciamos e saboreamos o caminho, é mais importante do que o destino.
Através de vários exercícios propostos, vai conectar-se com a natureza pelo tacto, sentindo algumas texturas, pelos sons da natureza, aromas da terra, pela visão através da observação guiada de determinados elementos da natureza e terá ainda um momento único de meditação guiada para apurar o sentido do paladar. Os participantes devem levar um copo para chá, vendas ou lenço grande para tapar os olhos e um saco ou toalha para sentar no chão (se o piso estiver molhado, será melhor saco), água e snacks. Experiência sensorial em parceria com Carla Milhano do @mindfulness.engageyoursenses
Hora e local de Início: 9:10h (10 m de tolerância), no Parque de Estacionamento da Foia
Desde que andamos no mundo que beneficiamos da companhia das árvores, com elas trabalhamos, aprendemos o falar da natureza, nos refrescamos em dias quentes, a sua sombra assistiu a muita vida e conta muitas histórias. Monchique tem árvores extraordinárias, vamos procurá-las e celebrá-las, contando debaixo da sua copa. Esta caminhada acompanha parte da Rota das Árvores Monumentais.
Recomendações: trazer roupa e calçado adequados, água e comida.
Atividade dedicada aos nossos amigos de 4 patas promovendo o bem-estar animal num convívio e atividade física saudável, tirando partido da beleza natural do concelho de Monchique.
Para os donos : Têm de apresentar o boletim sanitário do cão em dia. Se participarem com cães de raças potencialmente perigosas têm de ter mais de 16 anos, caso contrário devem ser acompanhados pelo responsável. Levar roupa e calçado confortável. Para os cães: Têm de estar habituados a pessoas e a outros animais; estar acompanhados pelos donos/tutores; ter microchip e vacina da raiva atual e licença da Junta de Freguesia da sua área de residência; levar açaime se forem de raças potencialmente perigosas; ser guiados por trela durante todo o percurso; não são permitidas fêmeas com o cio.
O dono será responsável por todos os actos do seu cão.
Junto ao Snack-bar Descansa Pernas. Estacionamento gratuito disponível.
Passeio Micológico para observação de cogumelos e noções sobre o seu modo de vida e papel ecológico. O papel dos fungos na sustentabilidade da floresta e do nosso planeta. Serviços e usos menos conhecidos dos fungos produtores de cogumelos.
Levar roupa e calçado confortável, guarda-chuva, chapéu, cesto com aberturas, água e snack.
Corpo é casa. “IRRADIAR” é um workshop de expressão de corpo e voz que junta em um só lugar a dança intuitiva, a música, a voz, os movimentos corporais, a percepção do espaço e as interações com o mundo, em uma dinâmica leve, alegre, criativa e de muita reconexão. É uma experiência diferente, profunda e sensorial, um caminho de auto-descoberta para liberar a tua expressão, a tua voz, o teu som, a tua força criativa e re-habitar o teu corpo. Tudo já está lá, é simplesmente uma questão de se permitir viver a poesia no corpo. O "IRRADIAR" é um despertador de possibilidades futuras.
Trazer roupas confortáveis para as atividades de movimentos corporais e garrafas d'água.
Espaço Jovem de Monchique
Conversa interativa sobre plantas e seus usos comestiveis e medicinais Usos Tradicionais e etno-botânicos. Workshop e apresentação de livros: Ervas que se comem; Flores que se comem; Árvores que se comem e Agenda 2025 - Plantas medicinais e oleos essenciais, vegetais e macerados.
Trazer caderno de notas
Ponto de Referência - Junta de Freguesia de Monchique